ANTON Antonovich, o governador de uma cidade provinciana da Rússia.
Um homem que envelheceu no serviço do Estado em sua própria opinião, um oficial inteligente. Ele usa um ar de respeitabilidade digna, mas não é de forma incorruptível. Ele fala direto ao ponto, em geral, evitando os extremos, mas às vezes lançando-se no argumento. Suas feições são duras e severas. Sua natureza grosseira e mal-educada faz com que ele passe com rapidez do medo à alegria, e de subserviência à arrogância.
Uma mulher de meia idade, ainda razoavelmente jovem, provincial. Ela é muito curiosa, ridiculariza o marido em certa medida, em pequenos pontos, quando ela pode obter o melhor dele no argumento. Faz um jogo de sedução com o suposto inspetor geral, disputando os cortejos dele com sua filha, Maria.
IVAN Alexandrovich Khlestakov, suposto inspetor geral.
Um jovem, cerca de 23 anos de idade, insignificante ao olhar.
Não é sobrecarregado com o senso comum, sendo, como se costuma dizer, "sem um czar na cabeça." Fala e age sem refletir, faltando-lhe concentração. Seu estilo de endereço é abrupto, e suas declarações são totalmente inesperadas. ÓSSIP, servo de IVAN Alexandrovich Khlestakov.
Lembra outras pessoas de meia-idade de sua classe.
As negociações a sério, olha para baixo, e gosta de discutir e dar lições de seu mestre. Ele quase não varia o tom de sua voz, abordando Khlestakov sem rodeios e até mesmo rude. Ele é o mais inteligente dos dois, e vê através das coisas mais rápido, é silencioso e taciturno, e um rogue. Veste um casaco bastante desgastado de um cinza ou azul. BOBCHINSKI and DOBCHINSKl
Fazendeiras locais. Fofoqueiras. São curiosas, e muito parecidas.
Ambas falam rapidamente, com um excesso de gesticulação.